Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial

Lições para uma vida

O filme indiano “Como estrelas na Terra”, lançado no ano de 2007, produzido e dirigido por Aamir Khan, mostra o menino Ishaan e a sua dificuldade de aprendizagem. A produção, com as conhecidas características de Bollywood, mistura comédia, drama e assuntos relevantes, com muita cantoria.

No início do filme, já podemos perceber, em uma cena marcante, onde a professora enuncia as notas dos alunos em voz alta, a diferença que o menino apresenta em relação às outras crianças de sua idade. Ishaan tem notas baixíssimas, dificuldade de concentração e até falta de coordenação motora, sendo muitas vezes mal compreendido, apresentando características comuns da pessoa que tem dislexia.

O personagem Ishaan, por apresentar esses traços relacionados com a dislexia, acaba sofrendo bullying dos amigos e não tem sequer o apoio da família, principalmente do pai, que é demasiadamente rígido, e o compara com o irmão mais velho que vem a ser o oposto de Ishaan: o irmão é um aluno exemplar com notas excelentes e a família acaba esperando o mesmo de Ishaan.

As músicas do filme nos trazem reflexões. Logo na primeira canção, vemos no verso a frase ele é “livre e tem debate com árvores e brinca com o vento”, que mostra como o menino se sente. Ishaan menciona que as letras dançam para ele, ele enxerga o mundo de outra maneira, porém quer conhecer o mundo todo, como vemos em outro refrão.

O garoto sofre muito principalmente por não reconhecer o seu problema e não saber o que está acontecendo em sua vida. Ishaan então conhece um professor temporário, vivido pelo próprio diretor do filme, que já havia lidado com crianças iguais a ele, um professor que acredita que as crianças podem e devem expressar suas emoções, e é esse professor que vai abrir a sua mente e seu caminho e ensiná-lo a ler a escrever.

Entre as lições que podemos aprender com esse filme, podemos citar que crianças que tem dificuldade na escola por conta de transtornos como a dislexia, entre outros, devem ter um acompanhamento contínuo tanto na escola como em casa, desta maneira, a integração possibilitará um aprendizado mais efetivo.

Também entendemos que um profissional bem qualificado, nesse caso o professor, faz toda a diferença no desempenho do aluno, devido ao seu conhecimento e a sua formação, assim consegue auxiliar o aluno e seus familiares para que ele compreenda e aprenda da maneira certa.

 Podemos observar também, que quando a criança está motivada, ela consegue aprender de maneira mais efetiva. Manter os alunos motivados é fundamental para a aprendizagem, manter seu interesse, sua vontade de ir em frente, gera atitudes positivas, aumenta sua segurança e autoestima.

É importante lembrar, acima de tudo, que as pessoas são diferentes, e sendo assim, o professor tem que estar preparado para lidar com essas diferenças. Cada pessoa é única e especial, e assim como Ishaan, talentos podem estar escondidos, portanto, o profissional tem que estar preparado para lidar com a diversidade.

Outro ponto importante que podemos aprender com esse filme, é sobre ter empatia. O professor deve se colocar no lugar da criança para compreender as dificuldades dela e como esses contratempos o afetam seu psicológico, ter empatia é fundamental.

Assim como Ishaan, muitos alunos se sentem frustrados e sofrem por se sentirem deslocados. Seria importante refletir sobre o método de avaliação tradicional e como talvez ele não funcione para todos os alunos da mesma maneira. O modelo tradicional e engessado, com notas de 0 a 10, não contempla alunos com diferenças como as Ishaan, que também tem possuí talentos. Ficaria então como um questionamento gerado pelo filme, o que os professores deveriam fazer em relação a isso, se não seria a hora de repensar esse modelo competitivo, baseado em notas e números.

Toda criança é especial, as inteligências são múltiplas e o papel do professor moderno e dos pais na educação deve ser reconsiderado. Estimular uma participação conjunta, uma educação inclusiva, baseada na troca e na empatia, incentivando a autoestima dos alunos e a confiança de todos os envolvidos no processo é essencial.

* A resenha desse filme foi escrita para o Estudo Dirigido da disciplina Estudo da Criança e do Adolescente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná, ministrada pela professora Adriana Straube. O trabalho foi feito em parceria com as colegas Kelly Marchalek Dambros, Maria Eduarda Medeiros Ramos e Tuhane Dantas. 

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